To read the regulation in english click the button below

REGULAMENTO

 

I. DA PARTICIPAÇÃO

 

1. Poderão participar do ESPANTOMANIA diretores, produtores e/ou distribuidores profissionais ou não-profissionais.

 

2. A inscrição no ESPANTOMANIA implica na aceitação de que o filme enviado pelo participante, se selecionado pelo júri, será exibido na programação a critério da equipe da mostra.

 

3. Os filmes selecionados para a mostra ESPANTOMANIA poderão ter trechos, a critério da organização, utilizados para divulgação do evento na mídia, no material gráfico e na página da internet http://mostra-espantomania-sp.webnode.com/.

 

4. O inscrito deverá dar garantias de que é o titular de todos os direitos, ou deverá ter a procuração do titular.

 

5. A organização não se responsabiliza por quaisquer avessas jurídicas que digam respeito aos filmes inscritos.

 

6. Os diretores, produtores e distribuidores que se inscreverem na mostra  ESPANTOMANIA se responsabilizarão por todas as licenças, permissões, direitos e alvarás que forem necessários para que o filme inscrito possa ser exibido.

 

II. DA INSCRIÇÃO

 

1. As inscrições para a mostra ESPANTOMANIA deverão ser feitas e enviadas até a data marcada pela equipe da produção (30 de Junho de 2012). Materiais que chegarem após a data descrita serão arquivados para futuros eventos.

 

2. Para inscrever o filme, o interessado deverá preencher a ficha de inscrição encontrada no site - http://mostra-espantomania-sp.webnode.com/regulamento/ - ou blog - http://espantomaniasp.blogspot.com/ - do festival com os seguintes materiais:

 

2.a. uma cópia do filme em DVD. O disco e a capa do disco devem conter o título do filme, nome do contato e endereço de e-mail. Por favor, não envie originais ou discos insubstituíveis, pois o DVD de inscrição enviado não será devolvido. Confira se seu DVD não contém arranhões ou impressões digitais.

 

2.b. release de imprensa e bio-filmografia do diretor. Se possível envie materiais de divulgação como fotos, pôster, trailer, etc ou informação sobre o filme junto com sua inscrição.

 

2.c. os Diretores, Produtores e/ou Distribuidores podem inscrever inúmeros filmes, só desde que cada inscrição tenha seus respectivos materiais devidamente informados.

 

2.d. os filmes em  língua estrangeira precisam  estar legendados em português.

 

3. Só serão aceitas as inscrições enviadas pelos correios na modalidade SEDEX ou sistema similar de entrega fazendo constar no endereçamento do envelope os seguintes dados:

 

ESPANTOMANIA: 3° MOSTRA DE CURTAS DE HORROR/FANTÁSTICO DE SÃO PAULO:

A/C: Ivandro Godoy – Rua Manoel da Costa Duarte, N° 10, Jd. Eliana, São Paulo/SP – CEP: 04851-204 - Brazil.

 

4. Todos os custos e encargos de envio são de responsabilidade exclusiva do remetente. Para as inscrições internacionais, deve estar claramente impressa no pacote a seguinte frase: “FOR CULTURAL PURPOSES ONLY – WITHOUT COMMERCIAL VALUE”. A mostra ESPANTOMANIA não pode aceitar encargos alfandegários; por favor, escolha sua transportadora tendo isso em mente. Todo cuidado será tomado para proteger as cópias, mas a produção da Mostra não assume responsabilidade em relação aos discos enviados para apreciação.

 

5. As inscrições são gratuitas.

 

6. A exibição competitiva da mostra ESPANTOMANIA se divide em duas:

 

6. a  - Mostra Competitiva de curtas-metragens de horror/fantástico.

6. b - Mostra Competitiva de médias e longas-metragens de horror/fantástico.

 

(Observação)

* Curtas-metragens são filmes produzidos com duração de até 20 minutos, captados nos seguintes formatos (HD, MiniDV, Beta Digital).

 

* Média-metragens são filmes produzidos com duração de até 40 minutos, captados nos seguintes formatos (HD, MiniDV, Beta Digital).

 

* Longa-metragens são filmes produzidos com duração de mais de 90 minutos, captados nos seguintes formatos (HD, MiniDV, Beta Digital).

 

7. Os filmes enviados para as sessões competitivas só serão aceitos se a temática for de gênero fantástico (horror, ficção científica, thriller ou fantasia), podendo ser filmes de ficção, animação ou até documentário. Situações cotidianas que beiram o insólito/onírico também serão aceitas.

 

8. Ao se inscrever o participante passa a aceitar todas as regras do ESPANTOMANIA: 3° MOSTRA DE CURTAS DE HORROR/FANTÁSTICO DE SÃO PAULO.

 

9. Os filmes podem ser inscritos tanto para a mostra competitiva quanto para exibição nas mostras paralelas desde que atenda as especificações de ambos.

 

III. DA SELEÇÃO

 

1. A organização criará um júri qualificado que irá selecionar os filmes  que irão integrar a mostra ESPANTOMANIA: 3° MOSTRA DE CURTAS DE HORROR/FANTÁSTICO DE SÃO PAULO.

 

2. O júri  utilizará como critério as qualidades técnicas e artísticas para seleção dos filmes.

 

3. Os selecionados serão informados por telefone ou por meio de correio eletrônico para providenciarem qualquer documentação adicional caso seja necessário.

 

4. A seguinte documentação deverá ser enviada o mais rápido possível:

 

4.a. Material promocional como fotos, posters, press-books, etc., para que o filme possa ser promovido. A Mostra se reserva o direito de não devolver esses materiais. A aceitação da participação implica na permissão do uso dos nomes dos realizadores e dos materiais de divulgação para fins de publicidade e promoção sem qualquer compensação adicional para fins promocionais.

 

4.b. Todas as cópias serão revisadas antes e depois das exibições. Favor escrever com clareza e de forma legível no rótulo: o título do filme, o formato de exibição, o formato de tela (screening ratio), o formato de som e seus dados para contato. Para envio internacional, o pacote deve conter os seguintes dizeres: “FOR TEMPORARY CULTURAL PURPOSES ONLY – WITHOUT COMMERCIAL VALUE”. ESPANTOMANIA: 3° MOSTRA DE CURTAS DE HORROR/FANTÁSTICO DE SÃO PAULO não pode aceitar encargos alfandegários.

 

4.c. Para os filmes em língua estrangeira o participante precisa enviar para o festival a lista de diálogos com o timecode em português. No caso de filmes em português, se houver disponível, pedimos uma cópia com legendas em inglês.

 

5. Cabe à organização decidir as datas, locais e horários de exibição dos filmes selecionados. Nenhum filme selecionado terá exibição repetida durante a mostra salvo algumas alterações de última hora da programação.

 

6. As decisões do júri qualificado são irrecorríveis.

 

7. Os filmes selecionados poderão participar de sessões especiais e retrospectivas referente em outros festivais ou programações para divulgação da ESPANTOMANIA: 3° MOSTRA DE CURTAS DE HORROR/FANTÁSTICO DE SÃO PAULO.

 

IV. PREMIAÇÃO

 

1. O júri presente na mostra escolherá os vencedores das seguintes premiações:

 

Melhor curta de horror
Melhor curta de ficção e sci-fi
Melhor curta de fantasia
Melhor direção
Melhor roteiro
Melhor trilha sonora
Melhor efeito
Melhor criatura
Melhor maquiagem
Melhor curta animação
Melhor longa-metragem


Menção Honrosa Junior
*Melhor webserie.
*Melhor animação da seção infanto/juvenil.


Menção Honrosa Sênior
*Mostra Competitiva.
*Mostra Paralela.

 

V. SOBRE O PRÊMIO

As placas 'HORRESCO REFERENS" não tem nenhum valor comercial e servem apenas para conferir aos vencedores da mostra um documento de HONRA AO MÉRITO na difusão do gênero horror em todas as suas facetas sejam elas cinematográficas, musicais, teatrais, ilustrativas e/ou sociais.