Exposição: O horror digital de Erik Thurm

12/07/2012 16:29

Viaje a lugares exóticos e seja tomado por imagens desconcertantes e belas na exibição de collage e artworks do artista plástico Erik Muller Thurm. Em exposição durante todos os dias na Biblioteca Temática Viriato Corrêa.

Censura: livre

 

QUEM É ERIK MULLER THURM?

 

Erik Muller Thurm começou desde criança a desenhar, influenciado pelas Histórias em Quadrinhos da Marvel e DC Comics, e pelos desenhos animados que assistia na televisão. Ao mesmo tempo, sempre teve contato com as Artes Plásticas, Cinema e a Música Clássica devido às origens culturais de sua família. Ao entrar em contato com estilo de música Rock and Roll identifica-se de imediato com o movimento, seguindo naturalmente para o Heavy Metal, tendo bandas como AC/DC, Kiss e Black Sabbath como as primeiras a estender seu gosto pela música pesada; temas macabros e cultura underground. Quando conhece o trabalho de Bill Sienckiewicz e Dave McKean nos quadrinhos, já na adolescência, percebe que outro mundo com novas possibilidades de técnicas na  pintura e ilustração poderia ser alcançado.

 

Nesse tempo, começa a cursar a faculdade de Artes na Universidade Estadual de Campinas (SP), e conhece a obra de Kurt Schwitters, artista alemão e um dos mestres da Collage, técnica esta que será sua maior influência e método de produção artística. Realiza então experiências em Collage e entra em contato também com os artistas da Arte Dadá, Pop Arte, como Robert Rauschenberg e Jim Dine, e da Arte Construtivista, Arte Bruta, Arte Povera e Conceitual.

 

Participa de grupos de Metal nessa época, onde desenvolve a composição de sons e letras com as bandas. Sempre esteve em contato com os filmes do genêro Horror e Ficção Científica, onde podem ser citados diretores como John Carpenter, George A. Romero, Stanley Kubrick e Riddley Scott. Na época universitária, juntamente com colegas de curso, produz um média-metragem em película Super-8, sendo de grande importância esta experiência ao que diz respeito à execução de projetos cinematográficos, técnicas de ator e design de produto.

 

Depois de graduar-se Bacharel em Artes, mora um tempo na Europa, nas cidades de Londres e Berlim, conhecendo um pouco mais da cultura, do cotidiano e da vivência nesses países. Visitando os principais museus e galerias européias como TATE Modern (Londres), Ludwig Museum (Colônia) e Stedlijk Museum (Amsterdam) pôde apreciar as obras de Arte clássicas e artistas influentes e importantes da Arte Antiga e Moderna.

 

No atual momento, desenvolve ilustrações usando os meios digitais, bem como os meios tradicionais da Pintura/Assemblage com sucatas, e participa do cenário underground e alternativo do cinema de horror e fantástico.

 

CONTATOS:

http://www.facebook.com/erik.mullerthurm

 

A 3° edição da Mostra Espantomania será realizada na Biblioteca Temática Viriato Corrêa. Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana - 04021-050, São Paulo, SP.  -  Tel.: 11 5573-4017 e 11 5574-0389